quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pausas


Quem é que não pára milhares de vezes por dia, e nem se aperceber? 
Desempregada, vejo o meu dia como uma grande pausa. Fumo "milhares" de cigarros, bebo "centenas" de cafés, como "dezenas" de sandes e pequenas merendas... Sem sair de casa, é um facto!


Fui passear a uns palácios...
Queluz: Faz-nos realmente entrar no mundo de princesas e principes, mas a vários niveis degradado e com falhas gravissimas no restauro e manutenção. As senhoras espalhadas pelas sala, sempre disposta a dar uma explicação e a assegurarem que ninguem passa as barreiras de segurança, outrora serenas e delicadas, hoje discutem nos locais de trabalho sobre a outra que está no lado este do palácio porque fez cozido e assado e porque o filho não chegou a horas decentes a casa na noite anterior... Para não falar do silêncio e cara sizuda de um senhor, encarregado de uma das maiores salas do palácio, onde toda a fantasia da mesma era quebrada e destabilizada pelo andar militar e irritante do mesmo, com os seus sapatos de cunha naquele chão de taco de madeira... completamente ABISMAL!

Palácio da pena: Uns com tanto, outros com tão pouco e é bem verdade... Pena é tudo, ao pé do que conheço e do que tenho conhecimento. Desde empregados elegantemente fardados, ao silêncio dos próprios visitantes ao grande e supremo espectáculo que é a visita! Apesar de, pelo menos 15% do palácio estar em obras e restauro, tudo o resto vale a "pena". Deliciada, subi e desci escadas, olhei, voltei a olhar, li, reli, e esbocei aquele sorriso de felicidade milhares de vezes, imaginando-me a viver em tempos remotos com a louca da D.Maria I ou com a benevolente neta Maria II. Não me posso esquecer também de dizer que paguei 20€ para a entrada de duas pessoas e saí de lá com 25€ a mais no bolso. Nipónicos do diabo, adivinharam que estava sem dinheiro. De certeza!

Palácios e fantasia de parte a realidade é muito mais dura e intransigente. A família teve conhecimento do coma induzido, profundo, portanto os tempos são chatos e aborrecidos. Por muito que haja sorrisos e boa-disposição, o coração sabe que não são tempos de felicidade. Neste momento, já não quero desejar força, nem as melhoras. Nada há a fazer. Desejo que parta em breve e que deixe de sofrer rapidamente, porque isso sim é uma dor imensa! Acredito que pensaria como eu... C*

Quando a mim, pouco há a dizer. Não tenho tido dias fáceis. O mundo nao tem ajudado, muito menos a humanidade. Não temos noção absolutamente nenhuma dos nossos limites de Força, e acabaremos por nos auto-destruir. Espero que assim seja para alguns. A honestidade e Sinceridade não é um dom, e todos erramos. TODOS! Só que uns, mais que outros!
Com isto, volto ao meu título "pausas". A minha começa agora e agradeço a todos o apoio ou falta dele. Para muitos, ou não, será eterna!

2 comentários:

  1. Em vez de andares a gastar dinheiro em Palacios, que por muito bonito que sejam e te transportem para outros tempo... e sim, eu tb adoro o Palacio da Pena, mas maravilhei-me com a Quinta da Regaleira, passas lá um dia inteiro e nao te aborreces! Tenta fazer uma busca no google e ve os museus que sao grátis ao Domingo! Para mim tudo o q é á borlix é fixe! =)
    Vida de desempregada é desesperante! Eu admito que nao gosto de trabalhar, trabalho porque faz parte da nossa sobrevivencia e bem estar. Estar em casa sem ter nada para fazer e só pensar em candidaturas e anuncios é dose!
    Nao sei se te posso ajudar nalguma coisa mas se for preciso algo... Avisa! E... Relaxa!

    ResponderEliminar
  2. obrigada pela dica querida! Isto realmente é mais complicado do que me disseram.. LOL! Não estou nesta situação nem á um mes, e a minha "vida" é desesperar! nao faço absolutamente mais nada, desde que me levanto até ir para a cama, se não pensar nesta merda!
    E como está a correr por aí? beijinhos** :)

    ResponderEliminar